quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Comissão de Educação Permanente conclui proposta de mestrado profissional


A Comissão de Educação Permanente do Cofen finalizou, nesta quarta-feira (19/8), proposta de mestrado profissional. O projeto, que será apresentado à plenária do Cofen, tem como eixo temático a sistematização da assistência e pretende formar cerca de 500 profissionais em um período de três a cinco anos.

“Constatamos, por meio do mapeamento dos mestrados profissionais existentes e do seu cruzamento com os dados preliminares da Pesquisa Perfil da Enfermagem, um forte défice de mestrados profissionais no Brasil”, afirma o coordenador da comissão, professor Joel Mancia.

Com foco nos profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, o mestrado profissional oferecido pelo Cofen viria suprir esta lacuna de treinamento em serviço. Apesar da super-qualificação dos profissionais revelada pela Pesquisa Perfil da Enfermagem, com 80,3% dos enfermeiros com curso de especialização, há descompasso entre as necessidades da Saúde Coletiva, especialmente do SUS, e a mão-de-obra qualificada disponível. O predomínio da iniciativa privada na formação acarreta altos custos para os profissionais, sem que a qualidade dos cursos oferecidos seja adequada.

Fonte: Ascom - Cofen

Nenhum comentário:

Postar um comentário