quarta-feira, 18 de março de 2015

18º SENPE - Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem


A Enfermagem de Fortaleza – Ceará, diretorias da Associação Brasileira de Enfermagem Nacional e Seção Ceará sentem-se honradas e alegres em receber a Enfermagem Brasileira no 18º SENPE – Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, no período de 01 a 03 de junho de 2015, tendo como temática: Pesquisa em enfermagem: aplicabilidade, implicações e visibilidade.
O SENPE objetiva proporcionar discussão e reflexão da pesquisa em Enfermagem no Brasil, enfatizando a divulgação, aplicação e avaliação dos resultados no ensino e no serviço como fator de desenvolvimento profissional. Serão discutidas as prioridades de pesquisa, considerando as demandas de conhecimento da profissão e a responsabilidade dos programas de pós-graduação na formação e na realização de pesquisas que deem respostas as demandas do ensino e serviço, bem como a visibilidade social e consumo do conhecimento produzido pela Enfermagem.
O evento foi organizado em três eixos temáticos: Eixo 1 – O que e para que pesquisar: conhecimento e consumo da produção científica em Enfermagem; Eixo 2 – Desafios da produção do conhecimento em Enfermagem como fator de mudanças; Eixo 3 – Além dos limites da Enfermagem: como a produção do conhecimento chega ao público e aos profissionais de saúde.
O evento SENPE desenvolvido em três (03) dias – de 1 a 3 de junho de 2015, sendo antecedido de oficinas que terão duração de seis (06) horas cujos temas são: Pressupostos da análise de dados qualitativos; Prática baseada em evidências: perspectivas e desafios para a implantação na Enfermagem; Pesquisa clínica em Enfermagem; Métodos mistos de pesquisa: contribuições para a pesquisa em Enfermagem.A programação está organizada de modo a desenvolver, em cada um dos dias do evento, um eixo temático com uma conferência de abertura, uma mesa redonda cujos componentes serão três pesquisadores que tenham sido selecionados por uma comissão que julgará os três melhores trabalhos que abordem o tema proposto e um coordenador.
A seguir será realizada uma oficina de produção, onde serão debatidos aspectos relativos ao tema onde serão feitas propostas que irão compor o relatório final das oficinas. A partir dessas oficinas será elaborada uma carta de recomendações, com indicativos para orientação da pesquisa em Enfermagem nos aspectos de sua aplicabilidade, como fator de mudanças e visibilidade social da produção do saber da Enfermagem. Em cada dia do evento haverá apresentação de trabalhos em sessões coordenadas e pôster eletrônico bem como lançamento de livros e reuniões de grupos de interesse específicos.
O SENPE ocorre a cada dois anos de forma itinerante, sendo o evento mais importante para a Enfermagem no que diz respeito ao debate sobre a produção de conhecimento. Tem uma participação ativa dos enfermeiros e alunos de graduação e pós-graduação latu sensu e estrito senso com uma população em torno de 1200 participantes de todo o país e de países limítrofes. É realizado e coordenado pela Associação Brasileira de Enfermagem nacional em parceria com a sessão da ABEn no estado em que ocorre.
Por todo o exposto, o Ceará com este lindo céu azul, balanço das palhas do coqueiro e o sorriso espontâneo dos cearenses fazem a recepção: sejam bem-vindo. Na capital alencarina, Fortaleza, a felicidade está estampada nas praias, ruas e na receptividade das pessoas. A nossa capital tem brisa suave, mar de águas limpas, e a média de 27ºC de temperatura garante diversão de segunda a segunda. No litoral Oeste, o visitante se depara com o esplendor de Jericoacoara, uma das praias mais bonitas do mundo. E no litoral Leste, a lendária praia de Canoa Quebrada surpreende por sua magnitude. No sul do Estado, a paisagem se transforma, com a deslumbrante Chapada do Araripe do Vale do Cariri.
Bem vindos a Terra da Luz porque o CEARÁ será sempre LINDO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário