sexta-feira, 6 de março de 2015

Hospital da Mulher tem que ter o nome de mulher, diz vereadora Isabela de Roldão

A vereadora e suplente de deputado federal, Isabela de Roldão (PDT), filha do ex-deputado Roldão Joaquim dos Santos, criticou nesta quarta-feira (4) a decisão do prefeito do Recife, Geraldo Júlio, de dar o nome do ex-governador Eduardo Campos ao Hospital da Mulher, do Recife, que está sendo construído no bairro do Curado em parceria com o governo federal.
Veja a íntegra do seu depoimento:
Um dos meus primeiros compromissos deste mandato foi ir junto com os secretários e o Prefeito Geraldo Júlio fazer uma visita ao local onde está sendo construído o primeiro Hospital da Mulher do Recife.
Esta semana, porém, fui surpreendida pela notícia de que este Hospital levaria o nome de um homem.
O Hospital da Mulher, mesmo com 70% das obras concluídas, está com sete meses de atraso da data de entrega acordada.
Esperamos e ansiamos que, com o apoio do governo federal, todas possamos fazer uso desse equipamento público. A luta pelo direito e pelo espaço da mulher é uma das minhas principais bandeiras.
Não estou contra a importância que o ex-governador Eduardo Campos possui na história de Pernambuco. Isso é indiscutível. Acredito que ele possa e deva ser homenageado de diversas formas e maneiras.
O que não acho correto é que o PRIMEIRO HOSPITAL DA MULHER da nossa cidade leve o nome de um homem, seja ele qual for. Será que não temos uma mulher que seja digna de levar o nome do hospital destinado a sua própria classe?
A proposta é que a unidade de saúde se transforme em referência no tratamento e atendimento às mulheres. Estamos lutando para que possamos ter um atendimento diferenciado e humanizado para as mulheres vítimas de violência.
A propósito, tramita na Câmara do Recife um projeto de lei de minha autoria que sugere que o percentual dos nomes das ruas deve ser de 50% do gênero masculino e 50% do gênero feminino.
Muitos homens são homenageados em nossas avenidas, prédios públicos e praças. E as mulheres? Onde ficará registrada na história os nossos nomes e lutas?
Sugiro que a população seja ouvida, que seja feita uma pesquisa, que levantemos nomes de mulheres do nosso Estado que gostaríamos de ver homenageadas, não só neste hospital, mas em outras vias e prédios que estejam para ser inaugurados.
Sugira você um nome para o HOSPITAL DA MULHER! PARTICIPE!
Isabella de Roldão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário